A hospitalidade como fator de sucesso para o desempenho acadêmico

Daniel Alves Pinheiro, Igor Guevara Loyola de Souza

Resumo


A hospitalidade é um fator fundamental para o bom aproveitamento da experiência
interpessoal entre indivíduos, no caso do estudo EAD tem sua importância na questão do
aprendizado do docente. Este estudo adotou a escala de hospitalidade no ensino de Neves et
al. (2020), na tentativa de relacionar esta variável com o desempenho individual do aluno. O
desempenho individual foi aferido a partir da autoeficácia. O questionário foi disponibilizado
para alunos de ensino superior, avaliando condições sociodemográficas e a análise de fatores
que colaboram para o rendimento acadêmico. A escala de hospitalidade não apresentou
confiabilidade adequada dos fatores. Quatro (de um total de cinco) fatores apresentaram
baixa validade interna, aferidos pelo Alpha de Cronbach. A pesquisa feita verificou que o
ambiente e organização (ɑ = 0,728) tem significância quanto ao rendimento de uma matéria
acadêmica, visto que cai de 75% para 25% a relação entre reprovação, que se tem material e
adequação para o aprendizado da matéria ruim. Algumas conclusões foram relevantes neste
estudo. Primeiramente, há a necessidade de aprimorar a medida de hospitalidade no ensino.
Sugere-se que novos estudos realizem uma análise fatorial exploratória, já que não foi
possível avaliar o mínimo de confiabilidade interna dos fatores.Segundo, o fator ambiente e
organização demonstra evidências de validade interna e convergente. Pode-se inferir que
este fator, por si só, constitui uma medida adequada para avaliação da hospitalidade em
ensino à distância. Por fim, por haver resultados não positivos, sugere-se a elaboração de
nova medida de hospitalidade, desde a análise teórica à análise estatística


Palavras-chave


Hospitalidade; Ensino EAD; Autoeficácia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2021.8868

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia