Empresas Junior: suas características com base as pesquisas nacionais da Brasil Júnior e em Brasília no Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3902

Alessandro Aveni, Reinaldo Moreira Del Fiaco, Tafarel Carvalho de Gois

Resumo


As Empresas Junior (EJs) são associações de alunos criadas nas Universidades e que participam ao movimento empresas júnior (MEJ) no Brasil, com alto impacto socioeducativo. Caracterizadas para seu enfoque as EJs proporcionam uma vivencia dos integrantes que agrega valor ao ensino superior por meio do engajamento e trabalho voluntário. O trabalho caracteriza as EJs, sua gestão e administração por meio de uma analise teórica e com pesquisas e survey. O trabalho tem um limite de não incluir a analise motivacional e de identidade que deve ser objeto de outra pesquisa. Os resultados mostram aspectos de gestão e administração e os desafios que as EJs têm a frente confirmando as dificuldades, mas também resultados positivos. Esses resultados são constantes no tempo como mostra a comparação de três pesquisas. Entre outros há elementos de reflexão sobre o posicionamento no mercado das EJs, e sobre integração com IES. Os fatores positivos são o crescimento do movimento e tiver mostrado uma capacidade de auto-gestão e inovação no panorama do empreendedorismo social no Brasil. O MEJ é um patrimônio que deve ser preservado com mais integração nas IES e apoio do governo brasileiro para fortalecer e coordenar melhor estas forças dos universitários brasileiros.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v6i1.3902

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