Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v6i1.3875

Siegrid Guillaumon Dechandt, Jairo Alano de Bittencourt, José Maria de Oliveira, Camila Carvalho, Cesar Eduardo Leite, Camilla Pereira dos Santos

Resumo


Esta pesquisa trata da satisfação dos professores da Rede Pública de Ensino do DF em relação à Qualidade de Vida no Trabalho percebida no ambiente escolar. Partiu da percepção de que, apesar da grande importância da educação para sociedade, perduram problemas na área de Gestão de Pessoas na rede pública de ensino, mormente no que se refere à Qualidade de Vida no Trabalho, e uma delas é na Gestão de Pessoas. Assim sendo, este estudo tem o objetivo de compreender o impacto da QVT sobre a satisfação dos docentes. Para atender esse propósito, foi realizado um estudo de caso na Escola Técnica de Ceilândia, no qual foram aplicados 94 questionários com professores da instituição, empregando-se e o Modelo de QVT de Walton, que apresenta oito dimensões e seus respectivos indicadores. Trata-se de pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza o método de inferência como forma de análise dos dados. Este estudo apresentou o perfil dos professores da ETC, a frequência e as principais ações em QVT oferecidas pela escola, os indicadores considerados mais importantes para exercício da profissão e o nível de satisfação dos docentes com as dimensões da qualidade de vida no trabalho. O estudo concluiu que, embora as ações em QVT não sejam constantes, os professores da ETC estão satisfeitos com a situação vivenciada na escola.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v6i1.3875

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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