A fenomenologia como método de pesquisa em administração - doi: 10.5102/un.gti.v2i1.1425
Resumo
Este artigo trata do método fenomenológico e da sua possibilidade de aplicação nas áreas gerenciais e nas áreas de pesquisa em Administração. Utilizaram-se pesquisas bibliográficas e análise delas. O artigo é exploratório por ser um método pouco conhecido e desenvolvido e a sua aplicação é restrita em comparação a outros métodos. Como consequência, os pesquisadores em geral, incluindo os da área de Administração, deixam de explorar temas de pesquisa por um ângulo diferente daqueles propostos pelos métodos tradicionais, logo, restringindo o campo geral de conhecimento. Há dificuldades inerentes ao uso desse método, principalmente no que tange à sua concretização teórica e à sua adaptação à área de pesquisa, já que se trata de um método de pesquisa filosófico. O seu foco na experiência fenomenológica promove uma mudança de perspectiva quanto a temas de pesquisa, em que a experiência do ser (humano, ou qualquer outro que possua consciência, no sentido fenomenológico) é em si a fonte de informações básica diante de qualquer fenômeno. O ser é visto como o agente central da ciência, no sentido de consciência de mundo. O foco no indivíduo integra-se com a visão humanista da Administração. Uma vez desenvolvido o método fenomenológico, a sua aplicação gerencial e em pesquisas é possível, ampliando os horizontes de percepção da ciência geral e administrativa em relação ao universo em que está inserida e dos seus principais agentes: os seres.
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